O "Compromisso Eleitoral da CDU", havida a paciência de o ler até ao fim, não arranca de mim a mínima credibilidade.
Quem escreve assim esteve ontem à tarde (06-10-09) frente ao novo Centro de Saúde do Samouco que o compromisso em causa promete concluir, quando o leitor desprevenido de Alcochete, São Francisco e outros lugares do Concelho, lendo o texto de Luís Franco no desdobrável de informação da Câmara Municipal, n.º 17, Set., 2009, pode ficar com a impressão de que está acabado.
O extenso programa dos comunistas dificilmente é um compromisso porque não é um acto de comunicação dirigido aos munícipes, mas um produto tecnicizado feito por "peritos" profissionais sem alma.
Eis as minhas impressões imediatas da leitura do compromisso comunista deixadas aqui quase às 02:00. A esta hora, sem ser os que fizeram o documento, quantos o leram? Quantos mais o lerão até ao acto do voto?
Deus saberá.
15 comentários:
Logo a partir do preâmbulo deste COMPROMISSO se fala no desafio de o município de Alcochete «...enfrentar e suster a pressão imobiliária...», mas eu pergunto se esta desejada capacidade não será travada pelo apoio da Câmara a projectos para a Praia dos Moinhos que cada vez mais afastarão as populações do usofruto desta.
Sr Marafuga, concordando inteiramente com as suas palavras, gostaria de acrescentar que fiquei estupfacto com a forma do programa eleitoral da CDU,a apontar a tecnocracia tantas vezes despresada por lideres como Álvaro Cunhal e Carlos Carvalhas, quanto ao conteudo, muito pouco de novo em relação ao documento de 2005, muitos estudos, muitos projectos, e poucas realizações concretas.
É de notar que todos os Partidos têm nos seus programas propostas semelhantes, tais como:
Complexo municipal de lazer ou parque municipal, piscinas ao ar livre, ciclovias,melhores equipamentos desportivos, a conclusão da revisão do PDM, a classificação das praias do concelho como praias fluviais (agradeço ao meu amigo Estevão Boieiro a inclusão deste tema no programa CDU, uma vez que tantas vezes debatemos o assunto, a melhoria dos centros historicos, etc.
Assim consigo encontrar alguma esperança nos proximos quatro anos, lanço desde já um repto a todos os futuros eleitos:
Entendam-se, unão-se e trabalhem em conjunto para realizar todas estas obras tão estruturantes para o futuro de Alcochete.
Sérgio, os comunistas, para alcochetano ver, poderão fingir que se unem a este e àquele, mas serão sempre fiéis à vocação intrinsecamente revolucionária do PCP.
Os comunistas, aparentemente, poderão unir-se a este e àquele, mas no fundo desprezam quem colabora com eles e não pertence ao Partido, aproveitando a desforra logo que surja momento azado.
Ainda dentro do aparato preambular do COMPROMISSO ELEOTORAL DA CDU para o quatriénio 2009/2013 apercebemo-nos de que o "Mandato em Revista" é um «...documento de prestação de contas...».
Mas os comunistas prestam à população contas do quê? Do que NADA fizeram porque QUASE TUDO ficou por fazer?
Errata: "usufruto" e não "usofruto".
Na folha 2 do COMPROMISSO ELEITORAL DA CDU fala-se de "...poder local democrático...". O que é que os comunistas entendem por esta expressão? Poder local CENTRALIZADO?
Outra expressão que vem à baila no COMPROMISSO ELEITORAL DA CDU é "...ordenamento do território...". O mamarracho do Moisém de ontem ou os projectos para a Praia dos Moinhos de hoje estão em sintonia com o ordenamento do território?
O COMPROMISSO ELEITORAL dos comunistas para o quatriénio 2009/2013, implicitamente, arreda completamente a desmunicipalização da Fundação João Gonçalves Júnior.
Registe-se para memória futura que os comunistas, segundo se pode ler no COMPROMISSO, pág. 7, querem que se construa o Hospital Alcochete-Montijo.
Os comunistas querem uma extensão do Centro de Saúde para S. Francisco; um velório para o Samouco; a ampliação das escolas do Valbom, do Monte Novo e do Samouco; a construção dos Centros Escolares de S. Francisco e da Quebrada Norte (Alcochete). NÃO ESQUECER.
Caro professor,
já tenho aqui guardado o programa de todos os partidos, será o nosso objecto de estudo nos proximos quatro anos.
Até gravei num DVD não vá o diabo "tecelas"!
Ok, caro Sérgio.
Eu estou a reler o COMPROMISSO dos camaradas, salientando o que há de mais substancial no mesmo, já que estou sem pachorra para um trabalho mais estruturado. O dito cujo nem o merece porque vejo nos interstícios daquela escrita só desprezo pelas pessoas. Digo-o com a responsabilidade de um professor de Língua e Literatura Portuguesas.
No COMPROMISSO, os comunistas acenam com "...o Complexo Lúdico-Desportivo de Piscinas Municipais de Alcochete..." e com "...a instalação de piso sintético no Campo de Futebol do Samouco...".
Falam também na "...construção do Pavilhão Desportivo de S. Francisco".
Mas como é que as pessoas, adentradas que estão no 3º milénio, vão atrás de toda esta demagogia descarada?
Os comunistas nem a casita para o novo Centro de Saúde do Samouco foram capazes de concluir em 4 anos, como farão todas estas coisas no próximo mandato?
Sr Professor
Mas essas propostas já são "roupa velha", já foram prometidas há quatro anos, e serão certamente prometidas daqui a mais quatro...
Espero que Domingo, o povo veja estas situações, e na hora de "meter a cruzinha" veja que a "abelhinha" não tem mais mel para dar!
tal como a laranja deixou de dar sumo e a rosa murchou.
rsrsrs
ironia meu caro amigo.
Enviar um comentário