10 fevereiro 2009

Uma carta de João Gonçalves

Esta carta interessantíssima é de João Gonçalves, mais conhecido em Alcochete, Portugal e até mesmo além fronteiras por «Joãozinho». Este alcochetano, deveras intrigante, teria nascido nos princípios do séc. XX e faleceu alguns anos antes do 25 de Abril. Depois de eu, muito criança, ter sido acossado por uma doença que forçaria os médicos a declarar à minha mãe a inevitabilidade da minha morte, meu pai pegou-me nos próprios braços e levou-me ao sr. Joãozinho. Este homem recomendou-lhe que fosse ao campo, colhesse, sem engano, sete ou nove espécies de ervas (já não me lembro bem), que derretesse um bocado de toucinho numa frigideira, pusesse lá as ditas ervas e que me desse a beber aquela mezinha. A verdade é que deitei um bicho pela boca fora que minha mãe conservou em álcool para eu ver quando ganhasse memória e não mais esquecesse.
O sr. Joãozinho vivia numa das suas casas no Rato.

.

Sem comentários: