07 agosto 2012

QUE FUTURO PARA O ALCOCHETENSE?


Agosto, identifica Alcochete em festa. Este ano a crise provoca algumas consequências no quotidiano dos cidadãos. No entanto não deixamos de nos preocupar com o que é nosso.
Tenho há muito pugnado pela transparência e clareza das atividades dos bens públicos sejam eles diretos ou indiretos, como por exemplo os clubes desportivos. Há anos que afirmo que o modelo da atividade empresarial não se adequa em pleno à gestão desportiva. Um bom gestor desportivo deve ser mais rigoroso e correr menos riscos do que na atividade comercial, porque as componentes que contribuem para o insucesso são enormes.
O Grupo Desportivo Alcochetense é o clube mais representativo do concelho e com um longo historial. Na edição anterior o Presidente da Mesa da Assembleia geral prestou um enorme serviço ao clube ao conceder a entrevista que deu. Conhecendo a sua larga experiência e a relação afetiva que tem ao clube, senti que estava a dar um grito de alerta aos membros da Direção com intuito de que o atual estado da “coisa” não pode continuar.
Depreendi das suas palavras que os Estatutos e Regulamento Interno não estão a ser cumpridos por falha grave do órgão executivo. É de todo incompreensível que ao longo destes anos não tenha ocorrido uma proposta para adaptar e modernizar as normas vigentes no clube. Se tal não foi feito deveria ter-se realizado a Assembleia-geral ordinária em Janeiro. Há sete meses de incumprimento!
Mesmo que se atenda às razões válidas para a não apresentação de contas naquela data, os associados devem questionar por que razão os prazos junto das entidades foram cumpridos, por exemplo a entrega de contas nas Finanças, até final de Maio e não ocorreu anteriormente a Assembleia-geral para a apresentação de contas aos associados. Afinal que modelo de gestão existe no clube? A que se deve esta falta de respeito pelos associados?
Das palavras do Presidente da Mesa da Assembleia-geral depreende-se que o Conselho Fiscal não se pronunciou sobre as contas por não estarem os documentos em conformidade para tal. Acredito que tal tenha ocorrido, mas fica-me uma dúvida: quem sancionou o ato junto das entidades públicas.
Urge corrigir anomalias desta natureza e âmbito porque o clube pode ser gravemente lesado. Os associados têm que saber a verdade e documentada sobre o modo como tem sido feita a gestão no ano 2012, apesar de não haver mandato para tal. A atual direção tem que explicar se houve atraso no pagamento a credores ou não e o modo como esses processos foram liquidados.
O futuro tem que ser repensado. Infelizmente, no país abundam casos de instituições desportivas praticamente extintas em consequência de atos lesivos por parte de inúmeros dirigentes. Atendendo à História que o Grupo Desportivo Alcochetense possuiu urge tomar decisões para que o futuro não seja tão negro.
Recordo o artigo 20º do Regulamento Interno, na sua alínea b) diz o seguinte: “São deveres dos sócios: Honrar o G. D. A. e contribuir para o seu prestígio em todas as circunstâncias”. Felizmente e em data recente surgiu um acórdão de um Tribunal que considera que todo e qualquer dirigente de clube ou de outro tipo associativo, poderá ser responsabilizado por gestão danosa. Faço votos que não estejamos próximos de uma situação deste âmbito.
Os campeonatos desportivos vão recomeçar e o impasse na transparência mantém-se. Não é viável projetar um plano sem que antes se analise a situação financeira do mandato findo, e obviamente com a maior urgência os atos administrativos efetuados no decorrer do ano de 2012.
Deixo um alerta e apelo aos associados para que antes de avançar-se para um processo eleitoral que se nomeie uma Comissão de Administrativa / Gestão composta por cinco membros, na qual estará obrigatoriamente um elemento indicado pela Direção, outro pelo Conselho Fiscal e três associados. Tal Comissão terá um mandato de três meses para criar as condições ideais para que o ato eleitoral decorra com o cabalmente esclarecimento da massa associativa.
Eu acredito no G. D. A. !

1 comentário:

Sandra Giro disse...

A Assembleia é dia 24 de Agosto ás 20h na sede do clube.